Perfil e comportamento do consumidor de flores na terceira idade no litoral do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.14295/oh.v23i3.1029Palavras-chave:
Comércio de flores, comércio varejista, agronegócio, plantas ornamentais.Resumo
O consumo per capita de flores no Brasil tem apresentado sucessivas taxas de crescimento, porém, o consumo na classe de consumidores denominado de terceira idade, que possui 60 anos ou mais, ainda é incipiente quando comparado com outros países como os Estados Unidos, Japão e a maioria da dos países da Europa onde o consumo desta classe é mais que o dobro que no Brasil. Neste contexto, apresenta-se o resultado da avaliação perfil e do comportamento do consumidor de flores na terceira idade, visando subsidiar o estabelecimento de ações de marketing para o segmento comercial varejista da cadeia produtiva de floricultura. O estudo foi realizado a partir de entrevistas com169 idosos de ambos os gêneros no momento em que compravam flores em 22 floriculturas do litoral do Paraná. Identificou-se o gênero feminino como consumidor majoritário (p=78,7%). Observou-se tendência a elevação no consumo a medida que avançava a escolaridade. Registrou-se média de aquisição de 5,81 vezes ao ano, com consumo preferencial de rosas, violetas e orquídeas. A acessibilidade das lojas, a qualidade do atendimento seguido pelo elevado preço das flores, foram os maiores limitadores ao consumo na classe avaliada.Downloads
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Publicado
2017-10-02
Edição
Seção
Call for papers: "Innovation in Horticulture"