Tecnologia QR code em jardim sensorial como ferramenta de estudo
DOI:
https://doi.org/10.1590/2447-536X.v26i2.2114Palavras-chave:
Ambiente-não-formal-de-ensino, botânica, quick-response-code, rede pública de ensino.Resumo
Jardins Sensoriais são considerados ambientes não formais de ensino, porém não são utilizados como alternativa metodológica de ensino no Brasil. A instalação de QR Code em um Jardim Sensorial é inovador e, atrelá-lo em ambiente não formal de ensino, pode atrair a atenção dos estudantes. Este estudo testou a hipótese de que estudantes, entre 13 e 15 anos, da Escola Pública, em contato com ambientes não formais de aprendizagem, não são estimulados por disciplinas ministradas na área de botânica. Vinte e três estudantes foram selecionados para o estudo e divididos em duas equipes, em que uma obteve acesso ao Jardim Sensorial e a outra equipe ficou restrita ao conteúdo abordado no Ambiente Formal de Ensino. Foram aplicados ‘questionáriosdiagnósticos’ para avaliar o conhecimento botânico, antes e após a atividade, comparando os resultados entre as equipes. A partir dos dados obtidos foi possível comprovar a eficácia do Jardim Sensorial no processo de aprendizagem botânica dos estudantes. Nossos resultados apontam que a utilização da tecnologia QR Code contribuiu para o aprimoramento e interesse dos estudantes por botânica, além de aguçar a curiosidade e entusiasmo ao observar, in loco, o conteúdo previamente abordado em sala de aula. Ao avaliarmos o conhecimento botânico entre os participantes reportamos que estudantes que frequentaram previamente o Jardim Sensorial, mostraram melhor desempenho em relação aos estudantes que não frequentaram. Portanto, rejeitamos a hipótese testada e aceitamos que o Jardim Sensorial, com o uso da ferramenta QR Code, mostrou-se relevante e contribuiu como ferramenta de estudo para jovens estudantes da Rede Pública de Ensino entre 13 a 15 anos de idade.