Entre flores e amores: o perfil e o comportamento do consumidor com o objetivo de sedução
DOI:
https://doi.org/10.1590/2447-536X.v29i4.2634Palavras-chave:
conquista, erotismo, floricultura, publicidade, varejoResumo
As flores desde o século V a.C são associadas a sedução, no entanto não foram encontrados estudos que pudessem revelar de que forma ocorre a compra de flores com essa intenção. Visando investigar o perfil e o comportamento do consumidor de flores com o objetivo de sedução, foi realizado estudo exploratório descritivo junto a 108 consumidores no momento que procederam a aquisição com o objetivo de sedução. O estudo revelou que entre as pessoas que compraram flores com este proposito a frequência foi em média 1,7 vezes ao ano, sendo que 64,7% dos compradores se definiam como pessoas masculinas. Não foi observado variação estatística entre os grupos de heterossexuais, bissexuais e homossexuais. As pessoas solteiras e casadas apresentaram maiores índice de compra, sendo as rosas as flores preferidas. As flores tropicais podem representar uma tendência a ser explorada na segmentação de mercado. A compra de flores para sedução em sua maioria estava associada a relacionamentos afetivos como namorados (as) ou cônjuges, também foi evidenciado o uso das flores na busca por novos relacionamentos ou ainda casos fortuitos. A maioria dos entrevistados que relataram que ter recebido flores descreveram que foi uma influência positiva e contribuiu para que se sentisse uma pessoa seduzida. Finalmente, é possível considerar a segmentação do mercado, no entanto urge que o setor se organize no sentido de elaborar diagnóstico de consumo potencial, elaborar testes de aceitação dos consumidores, definir grupos a ser segmentados, estabelecer campanhas de marketing direcionado e criar programas avaliação para fidelização do consumo.
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