Submissões
Diretrizes para Autores
O periódico aceitará apenas manuscritos escritos em inglês após 1º de janeiro de 2019.
O periódico começará a adotar a Taxa de Publicação (detalhes no item TAXA DE PUBLICAÇÃO) após 7 de abril de 2021.
A partir de 1º de setembro de 2022, a Ornamental Horticulture adotará um novo valor de Taxa de Publicação (detalhes no item TAXA DE PUBLICAÇÃO).
Os manuscritos não devem ter sido submetidos e/ou publicados simultaneamente, no todo ou em parte, em outro periódico ou revista científica.
Todos os conceitos, informações, dados e imagens individuais apresentados no artigo são de inteira responsabilidade do(s) autor(es).
Escopo
A revista destina-se à publicação de trabalhos técnicos e científicos relativos às áreas de floricultura, plantas ornamentais, paisagismo e paisagens, telhados verdes, jardim vertical, horticultura urbana e flores comestíveis. Em paisagismo incluem-se áreas verdes, arborização urbana e gramados.
Tipos de artigos
Os tipos de artigos publicados são Artigo Científico, Artigo Técnico, Artigo de Revisão e Artigo de Descrição de variedades e ou cultivares. Ainda, é publicado um Editorial por volume. Também podem ser publicados.
Todas as categorias de artigos, devem aproximar-se ao máximo da estrutura utilizada para Artigos Científicos.
Elementos obrigatórios
Obrigatoriamente todos os tipos de artigos devem conter: Título, Abstract e Keywords, Resumo em português e Palavras-chave, Introdução, Conclusão e Referências.
Artigo científico
Artigo relatando um trabalho original, referente a resultados de pesquisa e submetido à Comissão Editorial. A forma de apresentação deverá seguir as normas da revista para Elaboração de Artigos.
Artigo Técnico
Artigo contendo informações técnicas, muitas vezes sem base em pesquisa. Pode apresentar instruções sobre o uso de técnicas para um determinado fim e estudos de caso.
Artigo de revisão
Texto elaborado sobre um tópico de interesse atual, a convite da Comissão Editorial. A forma de apresentação é livre, mas deve conter os elementos obrigatórios.
O artigo de revisão deverá ter no máximo 20 páginas e no mínimo 30 referências, correspondente a publicações dos últimos 5 anos.
Artigos com descrição de variedades e ou cultivares
Comunicação relatando o registro ou lançamento de novas variedades e/ou cultivar. Como forma de apresentação, além dos elementos obrigatórios (introdução é opcional), deve conter: Origem, Descrição morfológica, Adaptabilidade (tolerância climática, regional, pragas), Condições de cultivo (solo, taxa de crescimento, tolerância a insolação/sombreamento), Performance (dados de produtividade e comparativos com cultivares comerciais), Propagação, Usos, Disponibilidade (se protegido, registrado e endereços de laboratórios e/ou viveiristas fornecedores).
Preparação de manuscritos
O trabalho deverá ser digitado no processador de texto Microsoft Word for Windows (no formato .doc ou .docx), tamanho A4 (21cm x 29,7cm), espaço 1,5 cm entre linhas, fonte: Times New Roman, tamanho: 12, observada uma margem de 2,5 cm (esquerda e direita) e 2,5 cm para margem superior e inferior.
Todas as páginas, assim como as linhas deverão receber numeração continua. Cada trabalho deverá ter no máximo 20 páginas. Recomenda-se que os autores sejam claros e concisos, evitando redundância e citações desnecessárias. Páginas que excederem este número serão cobradas como valor adicional (Taxa de Publicação).
Junto com o artigo deverá ser encaminhada Cover letter dirigida ao Editor-chefe da OH, com a anuência de todos os autores e declaração de estarem cientes que com a aceitação do artigo para publicação, os editores adquirem amplos e exclusivos direitos sobre o artigo para todas as línguas e países. Deve ainda constar um breve resumo do artigo, e como este material se adere ao escopo da revista, justificando sua submissão a revista OH.
Qualquer inclusão, exclusão ou alteração dos autores ou na ordem apresentada inicialmente deverá ser notificada mediante ofício assinado por todos os autores (inclusive do autor excluído).
Elaboração dos artigos
A estrutura dos artigos científicos será composta de:
a. Pagina de título:
- Título (Inglês e português);
- Nome dos autores e suas afiliações (indicados por numeral sobrescrito “¹”, o autor correspondente será indicado por “*”);
- Abstract (Inglês) seguido de Keywords;
- Resumo (Português) seguido de Palavras-chave.
b. Corpo do texto:
- Introdução; 2. Material e Métodos; 3. Resultados e Discussão (juntos ou separados); 4. Conclusões; Agradecimentos; Contribuição dos autores; Conflito de interesses; Declaração de disponibilidade de dados; Declaração de IA generativa e tecnologias assistidas por IA no processo de escrita; Referências.
Observações:
- Título: deve ser conciso e apresentar a ideia geral do trabalho. Recomenda-se não usar nomenclatura científica no título. Exceção se faz para espécies que não possuem nome comum consagrado.
- Autores: os nomes dos autores deverão ser dispostos após o título, continuamente e em modo centralizado. Deverão ser grafados por extenso, apenas com as iniciais dos nomes em maiúsculo. A indicação de filiação deve ser feita na sequência: Instituição/Departamento/Cidade-Estado/País. O autor correspondente deverá ser indicado: *Autor correspondente: email principal.
- Resumo: Deve ser apresentado em um único parágrafo, contendo entre 200 e 250 palavras, abordando as seguintes partes: introdução, objetivo, metodologia, resultados e conclusão. O resumo não deve iniciar-se com a exposição do objetivo. Sempre na versão Ingles e Português.
- Palavras-chave e keywords: em número de 4 a 5, não deverão repetir palavras do título do trabalho. Sugere-se que a primeira palavra seja o nome científico da (s) espécie(s) estudada.
- Rodapé: não indicar a origem do trabalho, se parte de tese, dissertação, etc. A fonte de financiamento deve ser disposta em Agradecimentos.
- Introdução: apresentar as informações que nortearam o trabalho, sempre utilizando referências atualizadas. O último parágrafo deve sempre indicar o objetivo do trabalho.
- Material e Métodos: evitar colocar a localização (cidade, universidade, instituto de pesquisa, etc...) onde foi realizado o trabalho. Essa informação deve somente ser apresentada quando for fundamental para a discussão dos resultados.
- Resultados e Discussão: poderão ser apresentados juntos ou separados.
- Conclusões: poderá ser apresentada em texto ou itens. Nesse caso, utilizar hifens.
- Nomes científicos: Sugere-se que os autores confirmem o nome científico das espécies no site tropicos.org.
- Contribuição dos Autores: citar o autor por meio de suas iniciais e informar a contribuição de cada um. Nota: esta informação também deve ser incluída na Carta de Apresentação (Cover Letter).
- Agradecimentos: mencionar a fonte financiadora do trabalho ou agradecimentos particulares, quando for o caso.
- Referências: ver item respectivo.
Figuras e Tabelas
a. As figuras (fotografias, gráficos, desenhos, fluxogramas etc.) serão consideradas no texto como Figuras. As Figuras deverão ser utilizadas somente para apresentar pontos específicos ou registrar dados, devendo ser numeradas consecutivamente em algarismos arábicos. A localização deverá ser indicada entre parênteses após a primeira citação no texto, por exemplo, (Inserir Figura 1 aqui).
b. As tabelas deverão ser logicamente organizadas, numeradas consecutivamente em algarismos arábicos. Deverão apresentar título conciso e explicativo. A legenda deverá trazer informações e explicar possíveis abreviaturas e caracteres estatísticos, auxiliando o leitor na leitura dos dados apresentados. Evite utilizar localização e data.
c. Figuras e Tabelas deverão ser inseridas na posição em que devem aparecer no texto e enviados também em arquivos separados.
d. Formato:
- Figuras deverão ser salvas no formato .jpg, .png ou .tiff com resolução mínima de 300 dpi. As figuras deverão ser elaboradas com fonte Times New Roman, tamanho 10, sem negrito; devem ser salvas como arquivo único, no formato indicado. Não será permitido sem caixa de textos e agrupadas as imagens.
- Tabelas deverão ser elaboradas em editor de texto tipo Word e salvas no formato .doc ou .docx. Utilizar somente linhas horizontais para separar o cabeçalho do conteúdo e ao final da tabela.
- Salvar os arquivos de acordo com o nome apresentado no texto, Figure_1.jpeg e Table_1.docx
- Formatos e arquivos diferentes não serão aceitos.
e. Indicar, ao longo do texto, a posição em que deverão ser inseridas as figuras e tabelas.
f. Recomenda-se não apresentar as tabelas de resultados de análises estatísticas.
Fórmulas químicas e matemáticas, símbolos
- As fórmulas químicas deverão ser escritas em uma linha e obedecer à nomenclatura adotada pelo Chemical Society (J. Chem. Soc. de 1939, p.1067).
- Símbolos e Fórmulas Químicas deverão ser feitas em processador que possibilite a formatação para o programa Win'designer (ex: MathType e Equation), sem perda de suas formas originais.
Unidades
- Deve ser adotado o Sistema Internacional (SI) para indicação das unidades (https://www.bipm.org/en/publications/si-brochure/).
- Utilizar espaço entre o número e as unidades de base: metro, segundo, ampere, volt (ex.: 6 m, 10 s) e também entre às unidades de tempo e volume (ex.: 8 min, 9 L).
- Forma correta para temperatura: °C, separado da grandeza (70 °C).
- Forma correta para porcentagens (%): após numeral não há espaço (ex.: 50% e 60%).
- Unidades de concentração devem ser apresentadas no formato: mg L-1; mL L-1; g L-1;
- Não começar uma frase com números.
- Números abaixo de dez devem ser escritos por extenso. Exceções: unidades de medida, idade, tempo, datas, números de páginas, porcentagens, valores e proporções.
- Escreva em forma de numeral sempre que dois ou mais estiverem em um mesmo período. Nunca misture número com numerais (por extenso).
- Para números com mais de cinco ou seis dígitos zero no final, use números seguidos de palavras (ex.: 3 milhões, em vez de 3.000.000)
Nomes comerciais
Não utilizar nomes comerciais de produtos, mas sim o nome técnico e/ou princípio ativo.
Rodapés
Evitar, ao máximo, utilizar rodapés. Se for primordial seu emprego, deverão ser numerados.
|
Referências
Como elaborar as Referências a. Livros PAIVA, P.D.O.; ALMEIDA, E.F.A. Produção de Flores de Corte . Lavras:Editora UFLA, 2013. 678p. vol.1 b. Capítulo de livro AUTOR DO CAPÍTULO.// Título do capítulo. In: AUTOR OU EDITOR./ / Título do livro. Cidade onde foi publicado:Editora, ano. página inicial-final. OLIVEIRA, A.R.O.; HEYNEMANN, C.B.; NIEMEYER, M.L. A contrução da paisagem do jardim Botânico do Rio de Janeiro no século XIX. CARNEIRO, A.R.S.; BERTRUY, R.P. Jardins Históricos brasileiros e mexicanos. Recife: Editora Universitária - UFRPE, 2009. p.101-139 c. Mesmo autor In:______________. Ecology. New York: John Wiley & Sons, 1986. p. 210-240. d. Periódicos LANDGRAF, P.R.C.; PAIVA, P.D.O. Produção de flores cortadas no estado de Minas Gerais. Ciência e Agrotecnologia, v.33, n.1 p.120-126, 2009. DOI:http://dx.doi.org/10.1590/S1413-70542009000100017 e. Dissertação e tese Não utilizar citações de dissertações e teses. Entende-se também para trabalho de conclusão de curso. f. Trabalhos de congresso e outros eventos Não utilizar citações de trabalhos e resumos publicados em anais de congressos e outros eventos. g. Documentos eletrônicos As obras consultadas online são referenciadas conforme normas específicas para cada tipo de documento, acrescidas de informações sobre o endereço eletrônico apresentado entre braquetes (< >), precedido da expressão “Disponível em:” e da data de acesso ao documento, precedida da expressão “Acesso em:”.
RUSS, K. 2007. Iris. Home and garden center information Disponível em: <http://www.clemson.edu/extension-/hgic/plants/landscape/flowers/hgic1167.html> Acesso em: 23 de julho de 2009. AUTOR. Título do artigo. Título do Jornal. Local, dia, mês, ano. Número ou título do caderno, página inicial-final. i. Comunicação Pessoal
Exemplo: DEMATTÊ* constatou que ... . . . __________________ j. Entidades independentes ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Rio de Janeiro. Estatísticas nos municípios do ABC. 3.ed. Brasília: M.E.P., 1963. k. Entidades coletivas
BRASIL. Ministério da Agricultura e da Reforma Agrária. SÃO PAULO (Estado). Secretaria do Meio Ambiente. Observações |
|
Envio de manuscritos
|
Submissão
|
|
Check List para submissão
|
A documentação de submissão do artigo deverá devidamente preenchida e anexada no ato da submissão. Os modelos estão disponíveis em: Documentação Necessária para Submissão, devendo ser nomeados conforme a seguir e inseridos na plataforma na seguinte ordem: 1. Arquivo principal do artigo, com figuras e tabelas inseridas em seus respectivos locais, ver modelo. Salvar como: manuscript.doc ou .docx; 2. Declaração de autoria e responsabilidades, ver modelo. 3. Pagina de Título e de Conformidade com a Ciência Aberta, ver modelo. 4. Indicação de avaliadores, ver modelo. 5. Figuras: salvar os arquivos de acordo com o nome apresentado no texto, em formato .jpg, .png ou .tiff. |
|
Processamento do artigo
|
|
|
Conflito De Interesses
Conflitos de interesses, sejam de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira, podem surgir no processo de submissão e tramitação de um artigo. Esses conflitos podem envolver autores, revisores ou editores, de forma explícita ou não.
Para evitar a incidência desses conflitos e, sobretudo que isso possa afetar o processo de avaliação e publicação de um artigo, a Comissão Editorial indica que: a. Os autores são responsáveis pelo texto submetido e assim o declaram ao assinar a carta de encaminhamento. b. Os autores são responsáveis por identificar e revelar os conflitos, de qualquer natureza, que possam ter influenciado o trabalho de suas autorias. c. Os autores devem indicar no manuscrito, na seção Agradecimentos, todo o apoio financeiro ou de outra natureza (pessoais, empresariais e outras) que tenha sido utilizado ou aplicado ao trabalho. d. Os revisores devem informar aos editores, assim como os editores à Editora-Chefe, quaisquer conflitos de interesse que possam influir em duas avaliações e designações. E quando pertinente, declinar da solicitação de avaliação. |
|
Política Editorial
A política editorial segue a comunicação de pesquisa no modus operandi de Ciência Aberta. A revista Ornamental Horticulture é coordenada pelo Editor-Chefe, o qual é diretamente auxiliado pelos editores Associado e Assistente. Ainda, para cada área temática, há os Editores de Área, os quais coordenam a tramitação de artigos nas suas áreas de conhecimento. Todo o processo de tramitação e publicação é online por meio de sistema de submissão e a avalição é feita por profissionais qualificados no sistema double blind review. A revista apresenta normas aos autores, as quais são fundamentais para padronização e qualidade das publicações.
|
|
Política Contra Plágio
A Revista Ornamental Horticultura utiliza-se do sistema de detecção de plágio gratuito do CopySpider (disponível para cadastro e dowloand em https://copyspider.com.br/main/pt-br/download), com percentual de similaridade máximo de 3% (excluindo as referências). Recomendamos aos autores uma avaliação prévia antes do processo de submissão. Nesse caso, são permitidos percentuais superiores (até 10%) apenas quando o manuscrito for extraído de teses ou dissertações de um dos autores. Uma vez detectado a similaridade (inclusive o auto-plágio) o manuscrito será devolvido aos autores com o relatório da análise, sendo posteriormente rejeitado e arquivado. |
|
Conformidade com a Ciência Aberta
|
Este periódico segue o modelo Open Access. Os autores devem preencher e submeter junto ao manuscrito o Formulário sobre conformidade com a Ciência Aberta, juntamente com a Title page. Neste formulário são solicitados a informar: (a) se o manuscrito é um preprint e, em caso positivo, sua localização; (b) se dados, códigos de programas e outros materiais subjacentes ao texto do manuscrito devem estar devidamente citados e referenciados; e, (c) se aceitam opções de abertura no processo de avaliação por pares. O OH está em constante alinhamento com as práticas de Ciência Aberta e, por essa razão, adota uma posição de permanente melhoria e atualização dessas práticas. A OH encoraja a disponibilização de dados e códigos, permitindo a verificação e replicação dos resultados, promovendo a transparência e a reprodutibilidade da pesquisa. Em comum acordo entre revisores e autores, a OH publicará na versão final do artigo aprovado o nome do editor ou editores responsáveis pelo processo de avaliação do manuscrito. |
Direitos Autorais
Autores de artigos publicados pela OH mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a Creative Commons Attribution, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado. Os autores concedem à revista o direito de primeira publicação sob a Licença CC BY 4.0. A OH adota o conceito de Acesso Aberto do Directory of Open Access Journals (DOAJ): Acesso Aberto é a condição em que o detentor dos direitos autorais de uma obra acadêmica concede direitos de uso a terceiros por meio de uma licença aberta (Creative Commons ou equivalente), permitindo acesso livre e imediato à obra e autorizando qualquer usuário a ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou criar links para os textos completos dos artigos, rastreá-los para indexação, transmiti-los como dados para software ou utilizá-los para qualquer outro propósito legal. |
|
Propriedade Intelectual e Termos de uso
Todo o conteúdo da revista e os artigos publicados pela OH, exceto onde especificado de outra forma, estão licenciados sob a licença Creative Commons Attribution do tipo atribuição BY: CC BY 4.0. A OH encoraja os autores a auto arquivar seus manuscritos aceitos, publicando-os em blogs pessoais, repositórios institucionais e mídias sociais acadêmicas, bem como postando-os em suas mídias sociais pessoais, desde que seja incluída a citação completa à versão do website da revista. Incentivamos também os autores a compartilhar as atualizações e publicações realizadas nas mídias sociais da OH. Onde nossa equipe de mídias tem total direito de compartilhar e criar resumos de divulgação cientifica em diferentes formatos visuais e textuais. O conteúdo dos textos, das citações e das referências dos trabalhos enviados e publicados são de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo obrigatoriamente a opinião do Editor-Chefe ou Corpo Editorial da OH. |
|
Preprints
São aceitáveis a submissão de preprints dos seguintes servidores: SciELO Preprints, arXiv, bioRxiv e medRxiv. A aceitação de Preprints de outros servidores será analisada pelos editores do periódico. Os artigos serão submetidos à avaliação por pares. |
|
Uso de Inteligência Artificial (IA)
A Revista Ornamental Horticulture visa fornecer maior transparência e orientação para os editores, pareceristas e autores em relação ao uso de ferramentas e recursos de IA de forma a manter a ética, integridade, transparência e qualidade das publicações.
a. Os autores e coautores devem assumir total responsabilidade pelo conteúdo de seus estudos, incluindo as partes geradas por ferramentas de IA. b. Para autores: O uso de ferramentas e recursos de IA são estritamente proibidas para escrita de artigo, geração de resultados, criar ou alterar imagens ou elementos gráficos. Só podem ser utilizadas para melhorar a linguagem e legibilidade do artigo. c. Ferramentas de IA não devem ser creditadas como autoras em artigos acadêmicos. Todo o conteúdo gerado por IA deve ser atribuído a um autor humano responsável. Os autores são totalmente responsáveis pelo conteúdo do seu manuscrito. d. É importante mencionar que, se utilizadas, os autores deverão divulgar uso de ferramentas e recursos de IA e uma declaração aparecerá no trabalho publicado. e. Caso o (a) autor (a) tenha feito uso de ferramentas e recursos de IA é preciso incluir antes das referências, um tópico com o título ‘Declaração de ferramentas e recursos de IA no processo de escrita’. Na declaração, os autores devem especificar a ferramenta utilizada, o motivo e a forma de aplicação. f. Para editores e pareceristas: Os revisores não devem usar a IA para emitir seus pareceres. Todo e qualquer uso da IA na avaliação deve ser claramente exposta no formulário de avaliação. |
|
Procedimentos de avaliação por pares - peer review
O trabalho recebido para publicação é inicialmente analisado pelo Editor-Chefe quanto a sua adequação ao escopo da revista e padronização conforme as normas da OH. Em seguida o trabalho é encaminhado ao Editor de Área que após análise, envia o texto para pelo menos 2 (dois) revisores selecionados dentre os registrados no sistema de submissão da revista. Por meio de formulário próprio, os revisores ad hoc produzem sugestões que são encaminhadas aos autores por meio do Editor de Área e do Editor-Chefe. Também os ad docs podem sugerir a aprovação ou rejeição do artigo. Se aceito, o processo de análise pode ser repetido várias vezes até a aprovação final do texto. Para cada etapa é estabelecido um prazo máximo de 30 (trinta) dias para que o tempo final de publicação seja o mais breve possível.
|
|
Declaração sobre a disponibilidade
Os manuscritos devem vir acompanhados de uma declaração de disponibilidade dos dados usados e gerados na pesquisa subjacentes aos textos.
A declaração de dados de uma pesquisa pode ter três tipos de apresentações:
- Endereço URL do conjunto de dados;
- Afirmação que todos os dados estão disponíveis no texto;
- Indicação que os dados devem ser solicitados ao autor correspondente.
Datas de Processamento
As datas do recebimento do artigo original, revisão e de sua aceitação, bem como os nomes do Editor-chefe e Editor-associado, serão informados na versão final publicada do artigo. |
Diversidade, Equidade, Inclusão e Acessibilidade (DEIA)
São elementos fundamentais que devem ser considerados em todas as fases do processo de pesquisa. A equipe editorial do OH, além dos autores que publicam na revista, deve sempre observar as diretrizes sobre Equidade de Sexo e Gênero em Pesquisa (Sex and Gender Equity in Research – SAGER). As diretrizes SAGER compreendem um conjunto de orientações para o relato de informações sobre sexo e gênero no desenho do estudo, na análise de dados e nos resultados e interpretação dos achados. Além disso, o OH observa a política de equidade de gênero na formação de seu corpo editorial. O uso da linguagem inclusiva é fundamental para promover a diversidade, a igualdade e a acessibilidade na comunicação científica. Incentivamos os autores a adotar práticas linguísticas que considerem e respeitem a diversidade de gênero, raça, idade e outras características, contribuindo assim para um ambiente acadêmico mais acolhedor e equitativo. |
Comitê de Ética, Registros e Checklists Obrigatórios
Quando o artigo de pesquisa envolver seres humanos ou animais, os autores devem mencionar na metodologia do manuscrito o número da aprovação do comitê de ética da instituição responsável. Documentos comprobatórios da aprovação pelo Comitê de Ética podem ser solicitados durante o processo de revisão. Para mais informações acesse: Publication ethics and malpractice statement Revisões Sistemáticas As Revisões Sistemáticas somente devem ser submetidas a convite do editor-chefe da OH. Ainda assim, apenas serão recebidas submissões de Revisões Sistemáticas de qualquer natureza (Tradicionais, Overviews, Umbrella Reviews e Scoping Reviews) desde que cumpram os seguintes requisitos obrigatórios: Checklist PRISMA 2020 statement devidamente preenchido, incluindo todas as suas extensões em casos particulares. PROSPERO International Prospective Register of Systematic Reviews ou Open Science Framework Não serão aceitas submissões com data de registro posterior à data da submissão do artigo a OH. Editor-Chefe e o Conselho Editorial se reservam o direito de recusar artigos que não demonstrem evidência clara de que esses princípios foram seguidos ou cujos métodos empregados forem considerados inapropriados para o uso de humanos ou animais. Outras questões serão resolvidas pelo Editor-Chefe e conselho editorial. |
Taxa de Publicação
Todos os artigos aceitos pagarão pela taxa de publicação. Acesse: Taxas e Orientações para Pagamento em Documentação Necessária para Submissão para mais detalhes.
O pagamento dessa taxa consiste em subsidiar os custos operacionais do periódico. Esta taxa será obrigatória para todos os trabalhos, de autores sócios e não sócios da SBFPO, editores ou revisores da revista.
ISENÇÕES: para autores estrangeiros que façam parte da lista dos países de baixa renda, baseado Human Development Index (HDI), caso não tenham condições de pagamento da taxa de publicação, solicitamos que entre em contato com o Editor-chefe (pelo e-mail: editor.ornamentalhorticulture@gmail.com), para análise da demanda. Deverá ser encaminhado um documento com texto próprio elaborado pelo(s) autor(es), devidamente assinado por todos(s) o(s) autor(es), com as justificativas para a isenção. A revista não usará a taxa de publicação como um impeditivo para a publicação de artigos aceitos, visto que não possui fins comerciais. |
|
Considerações Finais:
Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Editorial.
Dúvidas e informações com a Editora-Chefe:
Dra. Fernanda Carlota Nery
E-mail: editor.ornamentalhorticulture@gmail.com
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.